Aqui vai a tradução do artigo sobre o povo japonês sob a ótica dos estrangeiros.
Atenção: a tradução não está ao pé-da-letra, mas desculpem-me se mesmo assim estiver um pouco estranha.
Eu concordo.
"Uma rápida observação nos carros circulantes leva à constatação de que as montadoras japonesas representam 40% da frota do Canadá, 90% da Austrália e 95% da Nova Zelândia.
Até mesmo em uma curta viagem ao exterior, é possível sentir o poder dos chamados 'produtos Made in Japan' desta maneira.
Diz-se que o Japão é um país em crise, mas observá-lo do exterior nos faz pensar 'Opa, acho que na verdade ele vai muito bem, hein? '.
Os produtos japoneses são famosos pela sua durabilidade e confiabilidade, mas além disso, existe uma admiração pelo próprio povo japonês que, além de ser capaz de criar tais produtos, é honesto, correto e cumpre com suas promessas.
É dito que, no exterior, donos de imóveis sentem-se tranquilos para fechar contrato quando o locatário é japonês.
O motivo é simples: os japoneses sempre pagam o aluguel de acordo com o combinado.
Em meio a tantos povos que surpreendentemente não obedecem uma regra tão simples como 'cumprir com um acordo', os japoneses são mundialmente reconhecidos como cidadãos confiáveis que honram seus compromissos. "
É, isso é bem real...
Interessante observar que este artigo foi escrito por um autor japonês para os próprios japoneses. Alguém pode até interpretar isso como autoafirmação, mas eu vejo da seguinte maneira:
Talvez eles não saibam que são admirados por algo que, por lá, não é nada além do normal.
Igualzinho aqui no Brasil, não?
Nenhum comentário:
Postar um comentário