terça-feira, 31 de março de 2009

TEKUNOROJĪ - Technology; Parte 1: Comando cerebral

Que o Japão é o país da robótica todo mundo sabe.

E volta e meia aparecem umas notícias no mínimo curiosas relacionadas à tecnologia em geral. Algumas totalmente inúteis, mas muitas realmente interessantes, com potencial para, quem sabe, mudar nossas vidas para melhor algum dia.

Pensando nisso, tive a idéia de postar algumas notícias ligadas à ciência e tecnologia que podem ser interessantes para muitos.

Sei que se você procurar a notícia no Google, vai achar artigos em português, mas mesmo assim vou sempre procurar traduzir o que encontrar em sites em japonês, ok?


Só com o pensamento... Uma técnica para controlar um robô com o cérebro.

A empresa Honda anunciou hoje, dia 31, uma nova tecnologia que mede a atividade cerebral e permite movimentar um robô apenas com o pensamento.

Pela primeira vez no mundo, foram utilizadas as tecnologias Eletroencefalografia (EEG), que mede a variação de potencial do couro cabeludo, e Espectroscopia de Reflectância no Infravermelho Próximo (NIRS), de maneira conjunta.

Basta colocar o dispositivo na cabeça e imaginar partes do corpo como "mão direita", "mão esquerda", que o o robô capta o resultado gerado e movimenta a parte correspondente.

Fonte: Sankei Shimbun


Interessante, não?

A Honda comentou que pretende aplicar essa tecnologia em robôs que obedeçam nossos pensamentos e ajudem nas tarefas do lar.

Desde que a (atualmente) montadora de carros não vire uma SKYNET, tá ótimo....

Quem quiser ler a matéria original, clique aqui.

Ah, e não se iludam achando que eu sabia a tradução de EEG e NIRS. Perguntei para dois amigos muito inteligentes: esse e esse.

:)

Nenhum comentário: