quinta-feira, 30 de abril de 2009

今日の言葉 - Palavra do dia - Sem falta!

Coisa rara: estou atualizando meu blog de manhã!

Aqui vai a palavra escolhida para hoje:

必ず

かならず

/ka.na.'ra.zu/


Trata-se de um advérbio, portanto quase sempre precede um verbo!
Exemplos:


明日(あした)はテストですから必ず(き)てくださいね!

/a.shi.'ta_wa_'tes.to_des_ka.'ra_ka.na.'ra.zu_'ki.te_ku.da.'sai_ne/

"Como amanhã é (dia de) prova, venham sem falta, OK?"


(ね)る前(まえ)必ずこの薬(くすり)を飲(の)んでね。

/ne.'ru_mae_ni_ka.na.ra.'zu_ko.'no_ku.su.'ri_wo_'non.de_ne/

"Antes de dormir, tome esse remédio sem falta, viu?"


日曜日(にちようび)、おじは必ずサッカーの試合(しあい)を見(み)ます

/ni.chi.'yō.bi_o.'ji_wa_ka.na.'ra.zu_'sa.kkā_no_shi.'ai_wo_mi.'mas/

"Aos domingos, meu tio necessariamente assiste a jogos de futebol."


E como não poderia faltar:

「ぼくのブログを毎日(まいちに)必ずアクセスしてね!」

/'bo.ku_no_'bu.ro.gu_wo_'mai.ni.chi_ka.na.ra.'zu_'a.ku.se.su_shi.'te_ne/

"Acessem meu blog todos os dias sem falta, tá?"


Hahaha desejo a todos uma boa véspera de feriado!


P.S. Satoshi-kun, fiz meio na correria, então ainda não adotei sua sugestão, mas em breve o farei!

2 comentários:

Satoshi disse...

Ah, a sugestão foi só uma sugestão, mesmo...

Quanto a aplicabilidade da mesma e seu uso, isso você quem decide.

Gabriel disse...

Achei uma idéia muito boa!
Só tenho que estudar um pouco o procedimento!
Valeu, Satoshi-kun!