sábado, 16 de maio de 2009

Iniciantes - Conjugação de verbos, parte 2

No mês passado escrevi algo sobre verbos, mas muito pouco.
Falei rapidamente sobre a forma infinitiva e forma , nesse post.

Bom, embora a conjugação de verbos em nihongo seja relativamente fácil, muitas pessoas sofrem um pouco (o que é normal), então pensei em dar continuidade.

Vamos ver um verbo simples, por exemplo, (い)きます.

Conjugando-o no passado, fica 行きました, ou então 行った, na forma .

Então podemos montar uma frase ultra-simples, como:


ぼく(きょねん)、インドへ行った


Mas se eu disser:


ぼくはインドへ行ったことない。


Aí já fica bem diferente, embora continue sendo a mesma forma た.

A palavrinha こと, que quando sozinha pode ser traduzida como "coisa", atribui o sentido de experiência passada à frase.

Ahn? Como assim?

Simples. Serve para falar sobre algo que você já fez ou nunca fez na sua vida, como no caso:

"Eu nunca fui à Índia"

Então é muito útil:


ぼくはポール・マカートニーのコンサートへ行ったこと(が)あります

"Eu já fui a um show do Paul McCartney."


(Não, infelizmente eu ainda não fui...)

É fácil observar que o verbo sucessor, あります/ありません/ない, vai dizer se é algo que você já experenciou ou não.

Ok? Melhor eu não me estender muito e citar exemplos aos poucos, não?

Nenhum comentário: