sábado, 30 de maio de 2009

Kanten (観点、かんてん)- Ponto de vista - Made in Japan

"MADE IN JAPAN"


O que vem à sua cabeça quando vê isso escrito?

Sony
? Toshiba? Panasonic? ...pato-fu?!?

Bom... para mim, particularmente, vem o disco do Deep Purple, de 1972:


Naturalmente, leva este nome por ter sido gravado inteiramente em solo japonês, ao longo de 3 apresentações no mês de agosto (portanto em um calor infernal) nas cidades de Tóquio e Osaka.

Existem algumas curiosidades em torno deste disco. Uma delas vem do lendário tecladista Jon Lord, que disse, em uma entrevista:

"A princípio estávamos receosos quanto a gravações ao vivo, mas decidimos tentar mesmo assim. É óbvio que, quando escutamos, fomos todos surpreendidos pela qualidade do material!".

É aí que está a ironia: um disco quase despretensioso acabou se tornando sério candidato ao título de melhor disco ao vivo de todos os tempos, ao lado de Live at Leeds do Who, talvez.

E o mais incrível: a gravação não conta com overdubbing ou edições de estúdio que corrigem pequenas (ou grandes) imperfeições. Ou seja, toda a fúria da banda é transmitida in natura através de performances que, segundo o vocalista Ian Gillan, nunca mais voltaram a se repetir.

Caso ainda não conheçam, fica minha recomendação para que todos os amantes da boa música, especialmente do chamado classic rock, gastem 1 horinha de suas vidas para escutar esta obra-prima do som pesado!


...eu sei, eu sei, eu sempre me empolgo quando começo a escrever sobre música! :)

4 comentários:

Leonardo disse...

Fala, mestre Gabo...hehehe
Provavelmente eu tenho esse disco aqui salvo no pc; mas estou ficando igual a você, baixo um monte de coisa e acabo nem ouvindo tudo.
Mas vou ouvir esse, com certeza. Talvez agora...
Valeu, abraço!!!
Gostou do meu URL?

Gabriel disse...

Haha realmente, nem dou conta de escutar tudo!
Mas esse realmente vale a pena.

"VFM Leonardo"? O que é isso?

Satoshi disse...

Já está na minha lista de álbuns que eu TENHO que ouvir.

=D

Nilton disse...

Caramba , eu ganhei esse disco , (LP,bolachão mesmo) na época em que foi lançado.Assino em baixo ,é considerado um classico , um dos melhores discos de Rock gravados ao vivo.
Deve fazer parte na coleção de todos que curtem um bom Rock.