sexta-feira, 15 de maio de 2009

Kanten (観点、かんてん)- Ponto de vista - Tirando carteira de habilitação no Japão

Que o trânsito brasileiro é um caos todos sabem.

Não estou falando de congestionamento ou ruas esburacadas, e sim dos motoristas barbeiros. Garanto que se eu postar aqui:

"Descreva uma barbeiragem que você viu recentemente",

vão surgir respostas em grandes quantidades e variedades.

Por que tanta selvageria no volante, hein? Bom, com certeza existem várias explicações, mas uma das mais evidentes é que tirar habilitação para carro no Brasil é muito fácil.

Por acaso, hoje uma professora nativa do Japão comentou sobre carteira de motorista e o assunto se desenvolveu. Aí aos poucos fui lembrando das diferenças entre ser considerado apto a dirigir lá e aqui.

Assim como em vários outros países, no Japão existe uma habilitação própria para carros manuais e outra para automáticos. E naturalmente existe uma prova de conhecimentos e outra de direção propriamente dita.

Mas o que ficou mais comum hoje em dia é fazer um curso de direção em alguma auto-escola autorizada e obter o certificado de aprovação, que elimina a necessidade de fazer a prova prática.

Funciona da seguinte maneira:

Na primeira etapa, são no mínimo 10 horas-aula de noções básicas de direção e um pouco de prática, dentro do pátio da escola, como na foto:


Já na primeira etapa há uma avaliação de habilidade.

Basicamente, você percorre o circuito interno com o fiscal ao lado e dois outros alunos no banco de trás. Inicialmente possui 100 pontos, de onde são feito deduções em caso de infrações, se houver. Conseguindo terminar com 70 pontos ou mais, está aprovado.

Ok, após aprovado no exame prático, vem o de conhecimentos: 30 minutos para responder 50 questões objetivas.

Nota mínima para aprovação? 45.

Aí finalmente você adquire a carteira provisória, que dá o direito de treinar em vias públicas, desde que acompanhado por um fiscal ao lado, e com a placa "Carteira Provisória - Em treinamento" anexada ao carro:



Na segunda etapa, há até teste em autoestradas!

E olhem só: se não for permitido correr acima de 60 km/h em alguma autoestrada, essa parte é feita em um simulador:



Bom, aí há aulas de primeiro-socorros etc. e nova avaliação prática e escrita.

Aí sim, se aprovado, finalmente é concedida a carteira de habilitação.

Ah, claro que tudo isso tem um custo, né?

Acabo de Googlar quanto está custando tirar habilitação B no Brasil, e parece que varia desde R$800 a R$1.200.

Acha caro? Eu acho.

Mas tem idéia de quanto se gasta lá no Japão?


De 250.000 a 300.000 ienes ao longo do processo,

o que equivale a

5.400 a 6.500 reais.


Antes que alguém diga "Ah, mas lá se ganha bem mais!", saibam que de maneira alguma 300 mil ienes é considerado pouco.

Os pais de família de onde eu morava (lê-se: classe média) tinham uma renda média mensal de mais ou menos isso.

Ou seja, lá o investimento é realmente alto, assim como o nível do preparo que é dado pelas auto-escolas e o rigor com que são feitas as avaliações.

Isso tudo aliado ao respeito mútuo que existe por natureza entre as pessoas resulta em um trânsito seguro e civilizado, ao contrário do Brasil, onde a falta de seriedade se traduz em milhares (senão milhões) de motoristas irresponsáveis que constroem estatísticas assustadoras de mortes por atropelamento, colisões, capotamento etc.

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