quarta-feira, 5 de agosto de 2009

今日の言葉 - Palavra do dia - Comunicar, 伝えます ★ ★ ★

Voltando com a palavra do dia, que ficou de lado nessa semana:


伝える、伝えます

つたえる、つたえます


/tsu.ta.'e.ru/、/tsu.ta.e.'mas/


Como se trata de um verbo, seguem algumas conjugações:


伝えません、伝えない、伝えました、伝え、伝え、伝えましょう、伝えよう、伝えながら


A sua tradução pode ser variada, dependendo do contexto. Mas tem o sentido de avisar, transmitir, comunicar etc.

Exemplos:

今日(きょう)体調(たいちょう)が悪(わる)いですから行(い)かないと
部長(ぶちょう)伝えてください。


"Por favor comunique o chefe que hoje não vou porque não estou bem fisicamente."


戦争(せんそう)にはマスコミ伝えないことがたくさんあるでしょうね。

"Nas guerras deve haver muitas coisas que a mídia não divulga, né?"


メールで私(わたし)の気持(きも)ちを伝えました

"Transmiti meu sentimento através de um e-mail."

Nenhum comentário: