sábado, 28 de fevereiro de 2009

Iniciantes - Transliteração, parte 1

Algo me diz que devo começar pelo começo.


Hm, pra quem já sabe um pouco e tem um mínimo de expectativa desse blog, esta parte pode ser meio chata... Mas vamos lá, algumas coisas são essenciais!


Existem 3 tipos de escrita no idioma japonês:
Hiragana, Katakana e Kanji.

Naturalmente, os três são caracteres típicos do oriente, que aos olhos de um ocidental parecem com "desenhinhos", como sempre escuto. Certo, mas com a globalização surgiu a necessidade de transcrever as escritas (principalmente nomes próprios) para o ocidente, o que deu origem à palavra Romaji.

Romaji significa literalmente "letra romana", ou seja, alfabeto romano. Portanto, graças à este processo, batizado de transliteração, qualquer pessoa é capaz de ler nomes de pessoas e marcas japonesas sem ter noção alguma do idioma.

Isto tudo soa meio óbvio, pois hoje em dia temos tantos produtos e nomes japoneses à nossa volta, como Toyota, Honda, Mitsubishi, Nintendo, Toshiba, Kumon... Sim, mas quando se trata de nomes um pouco diferentes, é fácil fácil tropeçar na pronúncia!

Quem não se lembra do Tamagotchi, que virou febre no Japão por volta de 1996 e, com menos intensidade, aqui no Brasil? Ou então do atualmente famosíssimo Naruto (que eu, sinceramente, desconhecia até pouco tempo atrás e até hoje nunca assisti)?


Então, na verdade ambos são pronunciados erroneamente. O "tchi" tem, na verdade, som de "ti", como em "tímpano", e o nome do pequeno ninja seria algo como "Narutô".

É, concordo que é pedir demais que todos brasileiros saibam precisamente a pronúncia de todos nomes e marcas japonesas. Afinal, até mesmo tratando-se de inglês é comum ouvir algumas barbáries por aí (aliás, você sabe como se pronuncia Microsoft Surface?).

Mas, se você tem algum interesse em aprender o idioma, ou ao menos um mínimo de interesse sobre as pronúncias, talvez seja válido ler os próximos posts!

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu tive um Tamagotchi - hehe.. se não me engano, ele se chamava Rakuraku Dinokun .... kkkk

=P

Anônimo disse...

Ops... hehe... tinha nada.. ainda tenho. Acabei de encontrá-lo na caixinha de recordações da Usagui-Chan...

=P

Ps.: resta saber se ainda funciona...kkk...

Augusto Henrique disse...

Eu amava Tomagoshi como nos falamos aki todo ano comprava um....kkkk
Velhos Tempos.