domingo, 15 de março de 2009

Kanten (観点、かんてん)- Ponto de vista - Comportamento; parte 2

Enquanto relia o post sobre o carrinho do supermercado, me lembrei de um outro detalhe que vale a pena ser citado.

Sinceramente eu nunca fiquei parado no estacionamento do supermercado observando quantas pessoas de fato devolvem o carrinho ao seu devido lugar, mas em relação a este que vou comentar, posso dizer com certeza que nunca vi acontecendo aqui no Brasil.

Imagine a seguinte situação:

18:30 de um dia útil qualquer.
Você pegou todos os itens que precisava e abarrotou o carrinho de compras pra duas semanas. Se dirige ao caixa, mas naturalmente todos estão ocupados. Com fila. Sem opção, você entra no que parece que vai demorar menos. E espera.

Logo, chega uma outra pessoa atrás de você e entra na fila, mas sem carrinho. Nem ao menos cesta na mão! Motivo: ela possui apenas dois itens: leite e pão francês.

E aí, o que você faz?

Convenhamos, mesmo sabendo que a compra desta pessoa vai levar no máximo 2 minutos pra passar pelo caixa, você finge que não sabe disto e deixa ela esperando que o(a) caixa registre toooodos os seus 497 produtos! Afinal, você está na frente e também esperou na fila...

Mas o que há de errado nisto?

Legalmente, nada. Moralmente também não. É apenas uma questão de... gentileza.

Não que aqui no Brasil não exista gentileza, quer entre amigos, quer entre desconhecidos. Claro que existe, mas pela minha experiência posso dizer que no Japão há mais respeito entre as pessoas, o que favorece que ela se manifeste com maior frequência, de várias maneiras. No caso, é muito simples: deixar a pessoa com poucos itens passar à sua frente.

Muitas vezes presenciei esta situação e inclusive participei (na maioria das vezes no papel da 2ª pessoa, afinal eu era moleque e geralmente ia ao mercado só pra comprar alguma besteira pra comer), e confesso que no começo fiquei surpreso!

Não estou dizendo que lá as pessoas são mais gentis! Talvez sejam, talvez não... não sei. E tampouco quero dizer que nós, brasileiros, deixamos de fazer este gesto por falta de educação ou gentileza, apenas não é algo cultural como no Japão.

O que quis dizer com este post é que uma gentileza tão simples como esta não custa nada para você, mas pode significar muito para a outra pessoa que, da mesma maneira que eu me surpreendi no Japão, pode se surpreender com você.

Experimente. Você terá uma sensação de ter feito a boa ação do dia!

;)

Um comentário:

Sasaki disse...

Concordo Plenamente! Praticar a gentileza faz a gente se sentir tão bem que me faz crer que, no final, quem acaba mais beneficiado com o ato praticado, somos nós mesmos.
Soh toma cuidado em olhar atrás do cara que soh está com dois produtos, pra ver se o resto da fila também não está... e vc perceber que tá na fila de caixa preferencial que existe só para poucos volumes. ueuehuheuheuheu brincadeira!