sexta-feira, 12 de junho de 2009

Curiosidade - Dia dos namorados no Japão

Bom, como hoje é Dia dos Namorados aqui no Brasil, pensei em fazer um post dedicado a esta data.

Uma data que, no Japão, é comemorada no dia 14 de fevereiro, no dia de São Valentino, ou Valentine's Day (pronunciado バレンタインデー, /ba.ren.'tain_dē/, por lá), seguindo a tradição americana.

Quer dizer... seguindo mas de uma maneira meio diferente. No Japão, não é exatamente um dia dos namorados, mas sim um dia em que as mulheres apaixonadas têm a chance de se declarar para os homens, através de chocolate.

Ué, mas que negócio machista! Por que as mulheres que têm de tomar iniciativa?!

Não sei ao certo. Mas vale lembrar que lá, a relação homem-mulher é bem diferente daqui, principalmente porque a enorme timidez que atinge 9 entre 10 nipônicos dificulta muito a expressão de sentimentos amorosos.

Um reflexo bem claro disso é o outro dia comemorativo que eles mesmos inventaram, chamado de White Day (ホワイトデー, /ho.'wai.to_dē/). Nesse White Day, celebrado exatamente 1 mês após o Valentine's, os rapazes que ganharam chocolate das moças têm a chance de retribuir o gesto e assim demonstrar se o sentimento é correspondido ou não.

A questão é: durante esse 1 mês entre as duas datas, como é que os dois ficam?

Olha... eu mesmo passei por essa novela quando tinha meus 11 aninhos, e posso dizer que foi engraçado. Depois que me entregou uma caixinha com chocolate, minha coleguinha de sala ficou com tanta, mas tanta vergonha, que resolveu não falar mais comigo, até perto do dia 14 de março. Ou seja, o efeito foi... contrário!

Mas experiências cômicas à parte, essa questão de diferenças de comportamento em relacionamentos amorosos é mesmo muito interessante, curiosa e até surpreendente. Talvez futuramente eu volte a comentar a respeito.

Por ora, vou deixar alguns clipes de música romântica que conheci enquanto morava por lá:

Suki (すき), da banda Dreams Come True, cuja vocalista, Yoshida Miwa, tem uma voz surpreendentemente bela:


Shiawase na ketsumatsu (幸せな結末), de Ōtake Eiichi, tema da novela Love Generation:




Dakishimetai (抱きしめたい), segundo single do Mr.Children, uma das minhas músicas favoritas:

Nenhum comentário: