domingo, 14 de junho de 2009

Iniciantes - Adjetivos na forma negativa, parte 1

Suponha que você recebeu um amigo do Japão e, por falta de alternativa, serviu a ele uma cerveja N*va S*hi*. Aí ele, muito educadamente, diz:


このビールはあまりおいしくないね。


Bom, é óbvio que alguém que está acostumado a tomar só Kirin ou Sapporo vai achar a cerveja citada ruim, mas não é essa a questão.

Queria apenas comentar sobre como usar adjetivos de forma negativa.

Curiosamente, em nihongo, o próprio adjetivo é conjugado, e não o verbo. Ouvi dizer que é a única língua no mundo em que isso acontece. Bom, se é verdade ou não, não sei, mas é de fato uma característica interessante.

Sabemos que existem dois tipos de adjetivos em nihongo, certo? Da forma e .

No exemplo, foi usado o adjetivo おいしい, que é bom, gostoso, mas justamente na forma negativa, ou forma ない. A transformação que ocorreu foi a seguinte:


おいしい - い + くない = おいしくない


E felizmente, pode ser aplicada a (até onde sei) todos os adjetivos da forma .

Ah sim, o あまり não é obrigatório, mas é essencial se quiser ser educado, já que lá não é normal dizer as coisas de maneira direta. Aliás, como eles são educados, muito provavelmente não vão usar o adjetivo ruim, que é まずい, mesmo que seja mortalmente ruim (como no caso).

E esta palavra pode ser usada apenas em frases negativas, significando não muito.

A tradução seria, portanto:

"Esta cerveja não é muito boa, hein?"

Um outro exemplo, então:


そのパンは全然(ぜんぜん)やわらかくないね。

"Esse pão aí não é nada macio, né?"


ぜんぜん é usado da mesma maneira que あまり, mas significa ausência total de alguma qualidade.

Mais exemplos:


大阪(おおさか)そんなに寒(さむ)くないね。

"Osaka não é tão fria assim, né?"


Esse そんなに é aparecido com あまり, pois da mesma maneira, pode ser usado apenas em frases negativas, e também significa não muito, mas quando comparado com algo. No exemplo, pode ser no sentido "não é tão fria como eu imaginava".

A idéia era comentar sobre ambas as formas de adjetivo, mas vou escrever sobre os da forma な em um próximo post, pois já me estendi bastante!

Nenhum comentário: