quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Kanten - Ponto de vista - 6 de agosto de 1945, 8:15 AM

Você sabe o que a data de hoje representa no Japão?

Bom, tenho certeza que todos já ouviram falar da bomba atômica de Hiroshima, que foi lançada no dia 6 de agosto de 1945, às 8:15 da manhã, e acabou matando cerca de 250 mil pessoas ao longo das décadas seguintes.



Se for pensar em termos globais, e fazer um levantamento de quantos milhões de pessoas morreram durante a Segunda Guerra, 250 mil não parece tanto. Mas digamos que é um caso à parte na história da nossa civilização, uma enorme mancha que não será apagada enquanto alguém habitar esse planeta.

Eu, particularmente, tive o privilégio de morar na província de Hiroshima (embora não na cidade propriamente dita), e pude sentir de perto o quanto essa catástrofe ainda assombra seus habitantes, mesmo após quase seis décadas.

Também não é por menos. O que até então era considerado inimaginável foi executado com "perfeição" pelos americanos, e não apenas uma, mas duas vezes.

Claro que, por outro lado, a política expansionista do Japão havia cometido suas atrocidades aos montes, principalmente contra coreanos e chineses, depois em Pearl Harbor. Se for olhar detalhadamente, e lembrar que os soldados japoneses enterravam prisioneiros coreanos vivos, faziam decapitações em praças públicas, obrigavam prisioneiros a trabalho forçado numa temperatura de inverno siberiano, entre tantas outras coisas desumanas, há quem possa dizer: "Eles mereceram."

Prisioneiro coreano e soldado japonês


É, é complicado analisar. Mas é inevitável pensar que, apesar de tantos atos de horror, será que faz algum sentido milhares de civis pagarem com as próprias vidas por algo que os militares provocaram?

Restos mortais encontrados na década de 50

No Museu da Paz, que visitei três vezes (e pretendo visitar mais), há objetos absolutamente chocantes, como o triciclo todo contorcido:


Ou então o pedaço da calçada onde sentava um homem, que foi simplesmente desintegrado pela explosão:


Apenas a sombra

E muitas imagens também, que deixam os visitantes de primeira viagem totalmente horrorizados:
Momentos após a explosão


Li, certa vez, que muitos se refugiaram em uma igreja católica, mas o teto desabou e matou todos.

Aliás, no raio de 1,5 km, não sobrou muita coisa em pé. Quase nada, na verdade.

O prédio abaixo, que até então era uma biblioteca pública, foi uma das poucas exceções. Curiosamente, ele se localiza bem próximo ao local da explosão (que ocorreu a 580 metros de altura).

Ali diz que nenhuma das muitas pessoas que estavam dentro sobreviveu.


Hoje, o local é conhecido como 「原爆(げんばく)ドーム」. 「原爆」 vem de 「原子爆弾(げんしばくだん), "bomba atômica", e 「ドーム do inglês "dome", "cúpula" em português.

Desde 1996 o, Genbaku Dome é patrimônio da humanidade certificado pela Unesco, como símbolo da paz.

Na escola, todo ano se fazia uma atividade relacionada a data de hoje, maneira que encontraram para conscientizar os jovens sobre os horrores da guerra. Chegava até a ser cansativo, pois tínhamos que escrever redações expondo nossos pontos de vista, sempre com alguma mensagem de repúdio aos acontecimentos do passado.

O triste é pensar que o ser humano continua - e com certeza continuará - matando uns aos outros, nas mais diversas proporções.

Mesmo assim, eu considero importante que o Japão nunca economize esforços para conservar os valores adquiridos com seus próprios erros, e que continue a mostrar sua faceta tão peculiar para o resto do mundo.

Nenhum comentário: