quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

『尻取り』 em detalhes!

No último post falei sobre 尻取り, certo? Agora vou explicar um pouco melhor como este joguinho tradicional no Japão funciona.

Como disse, a regra básica é formar uma palavra que comece com a última letra da palavra anterior. Geralmente se joga em grupo de, digamos, 5 pessoas ou mais, que formam um círculo e vão dizendo as palavras em sequência.

Exemplo:


『天使(てん)』 → まうま』 → 『魔法(ほう)』

("anjo", "zebra" e "mágica")


As regras básicas são:

  • Não são válidas as palavras terminadas com , pois não existem palavras iniciadas com esta letra.
  • São válidos somente substantivos, o que exclui também nomes próprios.
  • No caso de palavras em katakanaque terminam com o "travessão" 『』 como em ロッカー (locker) , é considerada a vogal prolongada; no caso, seria 『ロッカ, portanto a próxima palavra tem de começar com .

  • Já no caso de palavras terminadas com diminuídos, como 『かいし、かし、じし, considera-se os próprios , e não 『しゃ、しゅ、しょ』.
  • Se a palavra terminar com , como em 鼻血(はな)』, pode ser considerado :

鼻血(はな)』 → 自衛隊えいたい)』


Só isso, será? Se lembrar de algo mais, volto a comentar.

O motivo pelo qual estou explicando as regras é bastante simples: pensei em começar um 尻取りpor aqui, em prol do enriquecimento do vocabulário de vocês caros leitores e seguidores!

Não sei ao certo se isso vai vingar, mas a ideia que tive é a seguinte: eu posto uma palavra qualquer e quem estiver disposto a participar posta uma outra palavra (seguindo as regras, naturalmente) como comentário.

Pensei até na possibilidade do próprio autor da palavra deixar uma frase também, se possível. Mas para não intimidar ninguém, talvez seja melhor deixar só a palavra mesmo, por enquanto! Ah sim, mas cabe ao autor deixar a tradução também, e lembrando que só valem substantivos, e claro, nada de palavrões ou coisas do tipo, né?

Existem duas possibilidades: criar um tópico só e dar continuidade ao tópico através apenas de comentários; ou eu crio um novo tópico com a primeira palavra postada como comentário.

O que seria melhor? Sugestões? Aliás, o que acham, será que é válido?

Parece ser meio bobo, mas o legal disso é que surgem palavras interessantes, que fogem do be-a-bá! Eu mesmo aprendi bastante coisa brincando com isso no Nihon!