segunda-feira, 9 de março de 2009

Kanten (観点、かんてん)- Ponto de vista - Four boys from Liverpool

29 de Junho de 1966, 3:39 AM.

Um avião aterrissa no Aeroporto de Haneda, com horas de atraso devido a ciclones tropicais. A bordo estão quatro rapazes ingleses vestindo kimonos, sendo saudados pela imprensa local e milhares de fãs que, apesar do mau tempo, esperaram pacientemente até a madrugada.

De quem será que estou falando, hein?

Sim, a descrição acima é da chegada dos Beatles ao Japão, 43 anos atrás. Esta seria a primeira e última vez que os Fab Four pisariam juntos em solo japonês (estiveram várias vezes sozinhos, tanto é que o Paul chegou a ser preso por posse de maconha), e não é difícil imaginar a magnitude do impacto causado por esta visita.

E existem alguns fatos curiosos a respeito.

Por exemplo, a apresentação dos besouros foi no famoso Budōkan. O que há de curioso nisto é que o Budōkan, em inglês, é também chamado de Martial Arts Hall, e até então havia sido usado unicamente para tal fim! Por isto, a idéia de realizar um show de rock em um local quase sagrado despertou a ira dos mais conservadores! Tem cabimento?!

Diz-se que, em resposta a esta crítica, Paul comentou:

"Por exemplo, se um grupo de dança japonesa for se apresentar na Inglaterra, ninguém vai acusá-lo de profanar a tradição inglesa! Nós só viemos tocar música... E nós também já somos, de certa maneira, uma tradição!"

"Música é melhor do que artes marciais, não é?", acrescentou John.

Concordo, John.

Outro fato interessante é que, se os Beatles não tivessem aberto as portas do Budōkan para a música, provavelmente ele estaria até hoje abrigando apenas eventos de luta, dizem!

De fato, após a visita deles, muitos e muitos artistas como Cheap Trick, Mr.Big e um tal de Dylan lançaram discos Live at Budōkan.

São coisas assim que me fazem achar que nasci na época errada. Talvez até no país errado?

Hm... não sei se gostaria de ter nascido no Japão, mas se isto tivesse me deixado assistir à maior banda da história do rock ao vivo...

:)

Nenhum comentário: