terça-feira, 16 de junho de 2009

Kanten (観点)- Ponto de vista - Receita para a vida

Ontem estive em uma palestra de um professor da USP, Clóvis de Barros Filho, que falou sobre "A Vida que Vale a Pena ser Vivida".

Foi talvez a melhor palestra da qual já participei. Não que tenha participado de muitas, mas o conteúdo foi tão consistente quanto engraçado, algo que muitos palestrantes buscam mas não conseguem, principalmente quando o tema é ligado a filosofia, como o caso.

Inclusive, na saída, ouvi uma moça dizendo "Dei mais risada do que quando vim assistir ao (humorista) Danilo Gentili!".

Naturalmente, não vou arriscar fazer uma resenha sobre o tema da palestra, já que meu talento como crítico de assuntos filosóficos não está (e talvez nunca estará) muito aguçado hoje (e talvez nem amanhã).

Mas uma coisa que ele disse, talvez uma das principais, me chamou muita atenção: de que não há uma fórmula para viver e ser feliz. Cada um precisa encontrar o seu jeito de viver, independentemente do que os demais pensam.

No momento em que ele disse isso, me veio à cabeça a letra de uma música do Mr.Children, chamada Owarinaki Tabi, que numa tradução livre, seria "Viagem sem fim".

A letra dela é extremamente motivadora, perfeita para se escutar em momentos de decepção, angústia, desilusão, medo... enfim. Em especial, trecho que se identifica com as palavras do professor Clóvis diz:


(だれ)真似(まね)すんな、君(きみ)は君でいい

"Não imite ninguém, você tem que ser você mesmo(a)"

(い)きるためのレシピなんてない、ないさ

"Não existe nenhum tipo de receita para viver"


Recomendo que escutem a música. As frases acima aparecem aos 3:50:

Um comentário:

carla disse...

Adorei!
Sintetizou muito bem o conteúdo da palestra!
bjo!
=)