quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Perfil dos usuários do blog

Estive analisando o tráfego do blog através do Google Analytics e os dados realmente confirmam algo que eu já imaginava: a maioria dos visitantes é iniciante.

Muito bem. O Analytics é uma ferramenta que serve justamente pra identificar o perfil dos usuários e através disso ter uma base para publicar um conteúdo mais direcionado a eles, certo? Hehe a não ser que você tenha um site ou blog, acho que não tem como responder sim ou não.

Mas seguindo esta lógica, o que eu devo fazer? Priorizar o conteúdo voltado para iniciantes? Fazer como um material didático, que ensina deeesde o be-a-bá e vai evoluindo aos poucos?

Mas aí certamente eu iria perder muitos leitores que estão um pouco ou bem avançados no estudo do idioma!

Ou seja... não sei o que fazer!

Convenhamos, japonês é uma língua difícil mesmo e requer muita prática. Eu procuro sempre usar uma linguagem mais próxima à realidade, no intuito de amenizar o choque que os estudantes levam quando escutam um nativo conversando. Digo por experiência própria.

Bom, enfim... estou sempre aberto a sugestões e, embora eu esteja longe de encarar este blog como profissão, passo uma boa parte do dia pensando em novas expressões, palavras e temas para abordar.

O problema é justamente o que escrevi acima: sabe quando você tem tanta coisa pra fazer e não sabe por onde começar? É bem isso! Acho que um direcionamento cairia bem.

Ainda hoje vou postar um com fotos e um vídeo. Mas ainda não terminei e já são 2:17 da madrugada.


では、みなさん、おやすみなさい!

3 comentários:

Marcus disse...

Eu gosto do estilo atual, um pouco acima do básico, de vez em quando entrando no nível avançado.

Existem muitos sites e livros que ensinam o básico, com aquelas frasezinhas só com palavras tipo "livro", "escola", "carro", etc. Por isso gostei tanto do teu site, que tem um vocabulário melhor e frases muito mais interessantes! :-)

Lissa disse...

Prezado, o que posso sugerir, é você dividir o blog em "partes" para iniciantes, no quais eles podem perguntar e você tiraria duvidas, e continuar com o processo de dia a dia para os mais avançados. Eu, por exemplo, sou iniciante 2 ( esse e o grau lá na escola) ou seja, leio hiragana e katakana, mas falta a mim vocabulario. Eu consigo muito disso aqui. E não acho ruim o fato de saber menos... isso me força a ler melhor e estudar mais. Agradeço sua preocupação conosco, já que você nao ganha nada com isso.

Arigatou Gozaimashita!

Wiindj disse...

Em primeiro lugar, lhe parabenizo pelo belo trabalho e dedicacao em compartilhar os seus conhecimentos com outras pessoas. A forma como vc faz isso tambem 'e muito interessante.

Sou estagio "zero", rsrsrsrs. Estou ha pouco tempo no Japao e apenas sei alguns cumprimentos basicos para nao dar vexame e passar por mal educada...

Acho super valido vc colocar a escrita japonesa de forma que quando passamos o cursor, visualizamos a explicacao.

Bem, ja sou sua seguidora e espero aprender muito aqui! Pra vc ter uma ideia; em alguns posts direcionados a iniciantes, claro, vc tirou duvidas que algumas pessoas nao souberam como me explicar...Apesar da boa vontade de algumas, rsrss.

Muito obrigada!