quarta-feira, 18 de novembro de 2009

今日の言葉 - Palavra do dia - 権利 + Clipes ★★

Não sei porque, mas do nada me veio essa palavra com a qual não tenho muita afinidade:


権利

けんり


/'ken.ri/


『政府(せいふ)はツィッターをブロックする権利があるのか?』

"O governo tem o direito de bloquear o Twitter?"


『スダンなど、アフリカの多(おお)くの国(くに)では、

国民(こくみん)は何(なん)権利もないそうです。』


"Dizem que em muitos países da África, como o Sudão,

a população não tem direito de nada."


E no meio do post lembrei da búlgara cantando "Ken Lee":



Ah sim, só pra constar: essa música, originalmente, não é da Mariah, e sim da ótima (porém desconhecida aqui no Brasil) banda inglesa Badfinger, dos anos 70:


4 comentários:

Kato Enterprising disse...

Olá, Gabriel, espero que já tenha conseguido seu estágio, estou torcendo...
Quero comentar sobre os clipes. Essa búlgara é tão hilária quanto aquela menina do Big Brother... credo!
Como sou bem mais velho, quero só acrescentar uma informação com relação à música. Ela foi composta por Harry Nilsson (Harry Edward Nelson III) nascido em 41 no Brooklin. Foi lançado em 1971, no álbum "Nilsson Schmilsson"e foi um grande sucesso. Minha mãe tinha o Compacto Simples lançado na época, que escutávamos em nossa velha vitrola. Esse rapaz chegou a influenciaros ex-Beatles e morreu de ataque cardíaco em 1994 numa localidade da Califórnia.Veja um clipe com a música original em http://www.youtube.com/watch?v=hEedt_-0rzw e com Nilsson já não tão bem em http://www.youtube.com/watch?v=EvJ9Yxef5zI

abraços
akira

Marcus disse...

Então não é só o Brasil que tem seu "Iarnuou"

Gabriel disse...

Oi Akira! Estava sumido, hein?

Então, conheci o Harry Nilsson através do livro "1001 discos para ouvir antes de morrer", e cheguei a baixar o disco "Nilsson Schmilsson".

Mas pesquisei agora, e na Wikipédia consta que a gravação original é mesmo do Badfinger, composta por Pete Ham e Tom Evans! Nilsson regravou a faixa no ano seguinte, em 1971, e tornou-a mais conhecida ainda.

Consta ainda que mais de 180 artistas (!) regravaram a música, antes que surgisse a versão "Ken Lee"! :)

Bom, essa é a informação que consta lá!

Ah, aliás, Akira, eu fiquei devendo alguma resposta para qualquer pergunta sua?

Abraços!

Kato Enterprising disse...

Certíssimo, Gabriel!
Só pra tirar a minha dúvida, consultei o "Allmusic.com" e estava lá. Realmente foi gravada em 1970, no álbum "No dice" do Badfinger. Nessa eu dancei, enganado pela memória de tempos idos...hehehe (será a idade?).
Quanto as perguntas, creio que não tenho dúvidas pendentes.
Só uma coisinha, tem um kanji (não sei se é ou não), talvez um tipo de sinal, que gostaria de saber se tem um sentido isolado, ele é usado em palavras como 'tokidoki', 'sasaki', etc. para não repetir o kanji anterior. Tem um nome específico?
No mais, como leio no Google Reader, tô sempre lendo seus posts, muitas vezes não comento, mas sempre assíduo.
abraços.