sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

今日の言葉 - Palavra do dia - にんにく, ★

Palavra de hoje, bem elementar, mas curiosa:


にんにく

/nin.ni.'ku/


Esta palavra pode causar um pouco de estranheza. Pelo seguinte: é normal que, após certo tempo de estudo de nihongo, à medida que vai conhecendo os kanjis e associando os significados, quando você escuta uma palavra nova, automaticamente pare pra pensar como ela é escrita em kanji.

No caso, a primeira possibilidade que deve vir à cabeça é:


人肉


Mas... peraí.

Quem assiste, ou já assistiu, àqueles programas de culinária da NHK, já deve ter ouvido にんにく algumas vezes. Mas... , lido como /hi.'to/, /nin/ e /jin/, significa "pessoa" mesmo, e é um dos poucos que só têm uma leitura: /ni.'ku/, "carne".


Portanto... "carne humana"?!


É, depois da porção de肝臓, não seria muito estranho achar que os japoneses usam carne humana num programa de culinária! Mas claro que não é isso.

Na verdade, にんにく, escrito em kanji大蒜 (mas aposto que mais de 90% da população japonesa não sabe disso) ou mesmoニンニク, é simplesmente "alho". Sim, palavra inocente, alho.

Prometo que não vou mais postar coisas ligadas a canibalismo (antes que comecem a ter uma ideia errada de mim!), a não ser que lembre de outra coisa engraçada que valha a pena!

3 comentários:

Jackie disse...

Haha, essa eu sabia, mas sem pensar em kanji. :P

Ah, aqui é a Jaqueline, fiz uma conta pra mim somente para estudos, para poder organizar o que vou encontrando de interessante e colocando em tópicos em um blog fechado (fica mais fácil assim, estava me perdendo num mar de favoritos).

Gostaria, quando possível, que vc continuasse com o assunto dos classificadores numéricos. ^^

Não comento todo dia, mas estou sempre de olho aqui! Bjos e obrigada!

Gabriel disse...

Oi Jaqueline!
É, tinha quase certeza que era você, principalmente pelo jeito de escrever! :)

Vou atender seu pedido, tá? Obrigado pela solicitação!

Beijos!

Marcus disse...

Posts canibais, hahaha :-)