domingo, 21 de março de 2010

Dúvidas?

Gostaria de dedicar este post a perguntas. Pelo seguinte: acho que, nas últimas semanas, com o grande número de comentários, acabei deixando de lado (não intencionalmente) algumas dúvidas.

Lembro que perguntaram, por exemplo, se existia algum termo que correpondesse a "chifre" no sentido de "traição" em japonês. Eu respondo que... não sei. Nunca vi, mas não quer dizer que não exista. De qualquer maneira, acredito que, dentro do jargão popular do Japão, não seja comum dirigir um termo ofensivo assim a outra pessoa como é feito corriqueiramente aqui no Brasil.

Existe sim o termo 浮気(うわき), /u.'wa.ki/, que é "traição", mas se existe algum outro termo correspondente, desconheço.

Bom, essa pergunta não foi exatamente educativa, mas como diz um pouco sobre a questão comportamental dos japoneses, decidi publicar; espero que não tenham se incomodado.

Mais alguma pergunta que eu tenha deixado sem responder? Se houver, gostaria que postassem novamente por aqui, e peço desculpas pela falta de atenção! Podem ter certeza que não foi por querer. :)

Abraços.

3 comentários:

Unknown disse...

Tem a minha dúvida sobre como iniciar e finalizar um email/carta (cumprimentos)... ^^

Gabriel disse...

Ahh é mesmo, Carol! Me desculpe, acabei me esquecendo totalmente! :(

Bom, se for alguém muito bem-quisto e íntimo, vc pode começar com:

『親愛(しんあい)なる + Nome da pessoa』

Por ex., 『親愛なるCarolさん』.

Ou se for um amigo muito próximo mas que não chegue a ser amor, pode ser 『親友(しんゆう』 também.

Para finalizar, pode ser algo como 『じゃ、また!』, 『じゃね!』 ou simplesmente 『バイバイ!』 mesmo. Se não tiver tanta intimidade, aí pode ser 『では』, 『さようなら』 etc.

O importante é que no final conste o seu nome + より: Carol より. E claro, se você estiver solicitando algo, deve obrigatoriamente escrever 『よろしくお願いします』, antes do seu nome.

Agora, se for algo bem formal, o padrão é usar 『拝啓(はいけい)』 no início e 『敬具(けいぐ)』 no final. Mas isso é muito formal mesmo.

Tudo bem, Carol? Espero ter ajudado, pelo menos um pouco! :)

Unknown disse...

Valeu!!! :D