sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Depois de uma semana...

みなさん、こんばんは。一週間(いっしゅうかん)振(ぶ)りにブログを更新(こうしん)しています。

Boa noite, pessoal. Estou atualizando o blog depois de uma semana.

Mas não foi por falta de ânimo, e sim por terem acontecido muitas coisas nesse período.

Uma delas foi o fantástico show do Paul McCartney no último dia 21, a realização de um dos meus maiores sonhos. E outra, algo que eu havia comentado superficialmente por aqui uns dias atrás. Disse que deixaria em segredo até que obtivesse uma resposta, e como ela veio ontem, agora posso dizer:


来月(らいげつ)からHONDAのトレーニーエンジニアとして働(はたら)き始(はじ)めます。



Entenderam?

Antes de simplesmente traduzir, vamos ver um ou dois pontos gramaticais?

Por exemplo, 『〜として』significa "como (algo)", como na frase abaixo:


『日系人として、箸(はし)で食べられないのは恥(は)ずかしい!』

"Como nikkei, é vergonhoso não saber comer de hashi!"



Já 『働き始めます』 é nada mais que a junção dos verbos 『働く働きます』, "trabalhar", e 『始める始めます』, "começar".

Aliás, é interessante como os verbos podem se fundir em nihongo. É mais ou menos como se, em vez de "começar a trabalhar", disséssemos "comelhar" e fizesse sentido.

Bom, mas é isso! No final de outubro me candidatei a uma vaga na Honda e, felizmente, fui aprovado! :)

Isso significa que vou precisar me mudar de Londrina, mas não significa que o blog vai acabar!

Falando do blog, tenho quase certeza que ele tenha sido utilizado como ferramenta para que os recrutadores me conhecessem um pouco melhor. Aliás, não é novidade que essa é a tendência: redes sociais cada vez mais sendo utilizadas pelas empresas de recursos humanos para conhecer os candidatos (portanto, fica o alerta, também)!

A questão é que este blog só existe graças a vocês, e se ele me ajudou nessa conquista, então mais uma vez agradeço a todos pela companhia!

Sei que não tenho o atualizado com a regularidade de antes, e muitas vezes acabo esquecendo de responder as perguntas e comentários, mas vou continuar com os posts enquanto eu sentir que estou ajudando alguém no aprendizado desse idioma tão interessante quanto difícil!

それでは、また次のポストまで!

Então até o próximo post!

6 comentários:

Daniel Vellutini disse...

Boa sorte na Honda! Tomara que você possa continuar firme com o blog. Logo agora que eu voltei a acompanhar seus posts voce vai ter problemas em atualizar o blog... Passei um semestre sem o pacote de idiomas do windows e pior, sem estudar japones por causa do vestibular. Agora que tenho tempo e recursos, quero ver se volto a estudar nihongo... Tomara que dê tudo certo, né?
Muito obrigado a você pelo excelente blog, é de uma ajuda enorme.
E mais uma vez, boa sorte!

Anônimo disse...

Parabéns!

Falando em hashi.... de que maneira eu posso contar eles? ippon, nihon, sanbon?? existe outra maneira? Porque quando vou no combini as vezes eles perguntam quantos hashi eu vou querer, ai tipo eu falo ippon, ai eu as vezes ouco eles confirmando falando de outro jeito....pesquisei no google e acho que é 一膳..... é isso mesmo? Alias quando nao se sabe o jeito certo de contar objetos pode apelar pro hitotsu, futatsu, mitsu, etc?

Celso Assis disse...

Gabriel-san, descobri seu blog por um acaso bem estratégico. Aliás, a maioria dos sites de estudo de japonês foram descobertos por acaso e este aqui não foi diferente.

Estou comentando somente neste para, primeiramente, agradecer do fundo do meu coração, a excelência, a proficiência e a "tudo-ência" que você rege seu blog. Muito obrigado mesmo! Creio que os duzentos e poucos que te seguem, mais aqueles que o frequentam têm a mesma gratidão.

Em segundo lugar, visto pelo tópico, eu lhe desejo um ótimo trabalho na Honda!

Ganbatte!

Roodriigo Tancsiik disse...

Pois saiba que vc ajuda bastante gente,inclusive eu.Eu começei estudar jp pela internet a 1 ano e alguns meses atras.Parei de estudar e resolvi entrar em uma escola de nihongo.Estudei por uns 7 meses,quase um ano,e vi que sem estudos você n é ninguem no Brasil.Parei o nihongo e voltei estudar,e com seu blog,avancei,e muito !
Domingo que vem prestarei a Noryoku Shiken,e sei que vou bem,pois tive bons lugares onde eu aprendi o nihongo ! Inclusive o seu blog !
Ganbatte ne !

Leonardo disse...

estou torcendo pra q dê tudo certo aí na Honda Gabriel-san
e com certeza vc esta ajudando muito a mim e mais muitas pessoas com o seu blog, nao perca o animo :)
ja faz tempo q eu nao comento aqui, eu estou voltando com meu aprendizado de nihongo e onde vc vai morar gabriel? :D

Unknown disse...

Oi Gabriel,
Que notícia boa! Parabéns e sucesso no novo emprego!
Em qual cidade vc vai trabalhar? E o show, como foi? Não tirou fotos?
Outro dia vi esse vídeo do Pato Fu e lembrei de vc... http://www.youtube.com/watch?v=QigHmXJY-pM
Como grande fã do McCartney, o que achou dessa versão?
Abraços,
Cris