quinta-feira, 30 de abril de 2009

Curiosidade - Pergunta: "Jackie Chan" é o nome de um...? Caixão?!

Ok, não se trata de uma notícia sobre o Japão, mas vi em um portal japonês e achei no mínimo... estranho. E cara-de-pau.

Segundo um jornal de Pequim, na China é crescente o número de produtos registrados com o nome de artistas e celebridades mundiais. Por exemplo, os kanji do nome do ator Jackie Chan, 「成龍」 já viraram nome de caixão, enquanto que 「劉徳華」, nome do astro Andy Lau, de salsicha.

Até então, já haviam sido encontrados casos como "Camisinhas Beckham" e inúmeros produtos usando o nome do presidente americano Barack Obama. Ou seja, já não eram poucos os exemplos similares, mas um caixão com o nome Jackie Chan foi algo inédito.

É fácil explicar o motivo dessa proliferação levemente bizarra: diferentemente da maioria dos países industrializados, em que usar nomes famosos sem autorização constitui crime, na China não. Quer dizer, você até pode ser processado, mas não é obrigado a pagar qualquer tipo de indenização!

Por isso, basta pedir o registro do produto que ele é prontamente aceito!

Essa China é realmente o país dos contrastes, não?
Você pode ser fuzilado por dever o equivalente a 100 dólares para o vizinho, mas pode usar o nome da maior celebridade do país em um produto funerário que nada lhe acontece!

Hmm... Imaginem isso aqui no Brasil, que Carnaval seria?
Seria questão de tempo para que aparecessem "Computadores Calypso", "Bolachas Galvão Bueno", "Sabão Hebe Camargo" e afins...


リンク: ジャッキー・チェンの棺おけからベッカム印のコンドームまで!相次ぐ商標登録―中国 - 速報:@niftyニュース.

3 comentários:

Lalita disse...

uehaieuhaeiuheiuhaeiu sabão hebe camargo rocks!!!

Suzellen disse...

hahahahaha seria um carnaval e tanto!

Anônimo disse...

Vale lembrar o simbolismo dos nomes nos produtos que apesar de não ser uma regra, quase sempre tem alguma coisa aver. Beckham é um simbolo sexual, Com sua barba sempre ´´por fazer`` é tido pelas mulheres como simbolo de beleza e, no caso do produto, virilidade. Já o nosso querido Nice Guy Jackie Chan, que como todos sabem não usa dublê, Corre perigo o tempo todo em seu trabalho, como é mostrado nos finais de seus fimes.Pode se dizer que ele está o tempo todo perto da morte. Daí, o caixão, haha. Gostei do post.