sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

ブログ開設1周年! - 1 ano do blog!

Pois é, hoje este blog completa 1 ano de vida!

Estive olhando os primeiros posts e percebi como o conteúdo mudou de lá pra cá. Não só a questão da formatação dos posts, que acho que de uma boa melhorada, mas o próprio conteúdo abordado também levou uma "enxugada", digamos assim.

Sem que eu percebesse, comecei a deixar meio de lado a questão de notícias, vídeos do YouTube etc., e me foquei no ensino do idioma propriamente dito. Acho que era a tendência natural das coisas, talvez esse fosse o "core business" do blog desde o princípio, já que caçar curiosidades da Internet e exprimir uma opinião interessante a respeito delas consome tempo e energia demais!

Não que fazer os posts sobre nihongo não exija ambos de mim (prova disso são as dores nas articulações das mãos, que hoje estão especialmente atacadas!), mas antes fazer uma coisa só e bem feita do que querer abraçar o mundo, como se eu fosse um problogger, certo?

Acho que a questão "O que você pretende ganhar com o seu blog?" inevitavelmente paira na cabeça de todo blogueiro em algum momento, e há quem responda "dinheiro", "fama" e até "popularidade entre as garotas" (vide GTO). Bom, no meu caso, certamente não é nada disso, pois se fosse, certamente eu já teria largado mão, já que com os anúncios do Google AdSense, em um ano, ganhei pouco mais de U$20!

Confesso que, nesse um ano, houve momentos em que pensei em desistir do blog, mas à medida que recebia comentários carinhosos e incentivadores, das mais variadas localidades do Brasil e também do exterior, fui aos poucos percebendo que realmente eu podia ajudar algumas pessoas no aprendizado do idioma (o que sempre foi a finalidade principal), o que me ajudou a enxergar o quão gratificante essa atividade pode ser. É isso o que me motiva a escrever todos os dias! :)

Sei que há muita coisa que posso melhorar ainda, principalmente no que tange ao design (a ideia era iniciar o segundo ano de atividade com um formato novo, mas acabou não dando muito certo!), mas espero poder continuar com a companhia de vocês daqui pra frente também! Ou, como diriam os japoneses,


これからもどうぞよろしくお願(ねが)いします!』


Um grande abraço a todos, e muitíssimo obrigado pela leitura! :)

Gabriel

7 comentários:

Kato Enterprising disse...

Pois é, nem sei quando acessei o blog pela primeira vez. O fato é que achei muitíssimo interessante a abordagem e acabei assíduo frequentador. Parabéns pela paciência e pelo blog. ガンバレ!

お短所美 おめでとうございます。

Leonardo disse...

eu achei seu blog faz eu acho um pouco mais de 3 meses e estou gostando muito
todo dia eu estudo japones(pela internet pq eu moro em uma cidade pequena) e vc tem me ajudado muito
eu aprendi hiragana(katakana eu ñ dou conta) e todo dia eu leio seus post e exercita o meu hiragana e alguns kanjis pra ñ esquecer
ありがようございました!

Luma Perrete disse...

Parabéns pelo aniversário do blog!

O blog está entre um dos meus favoritos e com certeza é o melhor blog sobre japonês que eu acompanho.

Rafaela. disse...

Parabéns. >)

Satoshi disse...

Pois é, um ano já me ajudando com o japonês.


Parabéns, e continue com o ótimo trabalho.


E eu tive o privilégio de pegar os primeiríssimos posts aqui, e é uma presença constante no meu google reader desde então.

Lilian - Lisayuu disse...

Parabéns!!!
Seu blog é ótimo, e me ajuda MUITO. Eu sou um desastre para formar frases coerentes em nihongo... E sempre tiro dúvidas aqui^^.
Obrigada.^^

Gabriel disse...

Pessoal, novamente muito obrigado pelos comentários carinhosos! :)

Um grande abraço!