terça-feira, 30 de março de 2010

Radicais - #01 - 『さんずい』

Hoje gostaria de falar sobre algo diferente: radicais.

Não vou me aprofundar muito na teoria, origem, concepção, blá blá blá; em vez disso, vou explicar brevemente e citar alguns exemplos.

Primeiro: o que são os radicais? São aquelas partes de kanji que são comuns a muitos outros ideogramas, e que por si sósimbolizam algo.

Sem qualquer motivo específico, decidi começar com esse aqui:


『氵』



Ele é praticamente um , o em katakana, mas mais "estreito", digamos. Seu nome éさんずい, e é fácil explicar o porquê desse nome:さん de e ずい de , cuja leitura oficial éすい, mas adquire o てんてん (cujo nome oficial é だくてん) por questão de sonoridade.

Como sabemos, simboliza água, certo? Então, obviamente, oさんずいtambém.

Sabe o que isso significa? Que a grande maioria dos kanji que apresentam o 『さんずい』 está relacionada a água. Listei alguns que consegui lembrar:

Substantivos

(うみ), "mar"

(なみ), "onda"

(あせ), "suor"

(なみだ), "lágrima"

(あぶら), "óleo"

(ぬま), "pântano"

(どろ), "lama"


Adjetivos

(ふか), "fundo"

(あさ), "raso"


Verbos

(な), "chorar"

(およ)
, "nadar"

(なが)れる, "escorrer"

(ぬ)れる, "molhar"


Claro, existem muito mais, mas nem todos têm relação direta com água. Por exemplo:(ほう) está ligado a "regra, lei", mas possivelmente em mandarim tenha alguma ligação com água. Não sei dizer porque estou meio preguiçoso com os meus estudos de 中国語, ultimamente!

Por que é bom entender os radicais? Porque você pode associá-lo ao sentido de água, o que facilita a memorização do significado.

Será que vale a pena criar uma categoria pra radicais? Acho que sim, né, por que não? :)

5 comentários:

Kato Enterprising disse...

Fiquei curioso quando você disse que "adquire o 'tenten'". Entre os radicais há algum outro exemplo?
No final você citou um kanji que não tem relação direta com 'água', como a palavra 'hou', que significa "regra, lei", isso me levou a pensar numa hipótese, que você provavelmente deve negá-la ou não. Assim como diz aquele comentarista de futebol, pra todos os efeitos, a regra tem de ser clara, assim como a água. Existe uma relação nisso, que seja aplicada para explicar esse radical?

Leonardo disse...

gostei dessa ideia de fazer uma categoria só para radicais
eu conheço alguns, os mais simples :)

Gabriel disse...

Tem outros exemplos sim, Akira-san! 『イ』, o chamado 『にんべん』 é um deles, e o 『言』, o 『ごんべん』 também. Originalmente, eles são 『へん』, mas viram 『べん』 também por questão de sonoridade!

Quanto a sua outra pergunta... hmm, eu nunca tinha pensado por esse lado, mas quem sabe? Teria que ver a origem desse kanji pra descobrir se tem alguma relação! É possível que sim, mas não conheço. =/

Gabriel disse...

Opa, Leonardo, que bom! Se tiver algum que vc queira saber, é só dizer!

Makeryu disse...

Categoria de radicais お願い!
Vai ajudar muito na aprendizagem de kanji