sábado, 14 de janeiro de 2012

Seguindo o blog

No final do ano passado, decidi de vez mudar o nome do blog - de Nihongo narae para なるほどね!-, mas nesse processo acabei me perdendo nas セッティング, configurações, e agora temo que tenha perdido alguns leitores.

O URL antigo, http://nihongonarae.blogspot.com, exibe apenas uma mensagem de que o blog foi removido, mas sem qualquer menção ao アドレス atual. Na verdade, o erro foi meu; antes de qualquer mudança, deveria ter configurado para que os acessos fossem automaticamente direcionados para cá.

Imagino que a maioria dos leitores deva acompanhar as atualizações através de alguma ferramenta como o RSS, que é bem mais 便利・べんり, prático, que adicionar no お気(き)に入(い)り, favoritos.

Mas aproveitando a ocasião, de mudança no domínio, vim falar a respeito justamente de maneiras de seguir o blog.

O já citado RSS é bem simples, e a única exigência é ter uma conta em algum leitor como o グーグルリーダー, Google Reader, o meu preferido. Mas como apenas dizer que é 簡単・かんたん, fácil, não ajuda em nada, vamos ao ステップバイステップ, passo a passo:

Clique no ícone RSSに登録 / ASSINAR O RSS, no lado direito da página:

(つぎ)のページには - na página seguinte -, são exibidas várias opções de leitores, dentre os quais o Google Reader:


Na sequência, há duas opções:


A opção da 左・ひだり, esquerda, adiciona as atualizações do blog ao iGoogle, mais ou menos assim:

Já com o Reader propriamente dito, このようになります - fica assim:


O número de atualizações novas fica entre parênteses, eliminando a necessidade de abrir a página só para ver se tem alguma novidade.

Logo abaixo do RSS, fica a opção para receber os posts automaticamente por e-mail. O importante é que, logo após o 登録・とうろく, inscrição, é enviado um e-mail de confirmação, intitulado "Blog なるほどね! - Ativação do recebimento de publicações por e-mail".

Pelo que tenho observado, alguns leitores se inscrevem, mas ao verem o remetente "noreply@blogger.com", simplesmente descartam a mensagem, com medo de que se trate de algum spam! O problema é que, sem a confirmação através desse e-mail, as atualizações não são entregues. Ah, para facilitar a identificação, configurei para que o meu e-mail, gabriel.ueda@gmail.com, apareça como remetente!


Outra ferramenta para acompanhar os novos posts é o microblog Twitter. Até uns 2 anos atrás, eu podia ser chamado de "twitteiro", mas hoje estou bem longe disso. Mesmo assim, quem quiser me seguir por lá, meu ユーザープロファイル, perfil de usuário, éhttp://twitter.com/gabrielueda. Todas as atualizações do blog são postadas lá, 自動的(じどうてき)に, automaticamente.


E por último, há o フェースブック. Assim como no Twitter, todos os posts são indexados na forma de status público, o que permite que qualquer usuários possa visualizá-los, sem nem precisar me adicionar como amigo. Ah, o meu usuário é http://www.facebook.com/gabueda.

Aliás... tive uma ideia agora. Já que o Facebook (eu sempre falo "Facebook", e não"Feicibúqui" e muito menos "Fêici") está se popularizando até no Japão, onde o nada prático mixi (ミクシー) ainda reina com folga, acho que seria legal fazer um post sobre como é usá-lo em 日本語! Creio que muitos termos interessantes possam ser extraídos daí.

Ótimo, concluo este post já com uma ideia pro próximo! Até lá, não se esqueça de garantir o acesso aos novos posts!

よろしく!

2 comentários:

パテ disse...

Olá Gabriel san! Muito obrigada por mais um post!
Eu realmente fiquei perdida quando o blog mudou o domínio, e tentei me inscrever novamente, mas como já estava inscrita, não precisei. Eu sigo por email as atualizações, e percebo que agora as recebo com um certo atraso...
Achei muito interessante a idéia de como se usar o Facebook em japonês! Eu já uso no meu, mas ainda me bato com algumas coisas, rs.

いつもありがとうございます!

Anônimo disse...

Oi Gabriel ,td bem?Realmente fiquei perdida quando não consegui acesso ao blog.A solução encontrada foi me inscrever no twitter rsrs
Fui la no começo do blog pra ver td q vc ja publicou,ufa ainda estou na metade,tem post pra cara....Obrigada por compartilhar seus conhecimentos
Eliane